Notícias de ultima hora

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA DO TRABALHO COLABORATIVO DE AUTORIA

Este tutorial foi elaborado para auxiliar na produção escrita do TCA – Trabalho Colaborativo de Autoria. Após elaboração do projeto de pesquisa, a produção escrita se torna bem mais fácil, pois parte do texto do projeto comporá o corpo desta produção.
Estrutura do trabalho
 
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano. A capa deve estar com fonte maiúscula e negrito, sendo a fonte tamanho 16 para instituição e fonte 14 para nome do aluno, título, cidade e ano. O texto deve ser posicionado no centro.
 

Folha de rosto: apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva, que deve conter o objetivo do trabalho e o nome do orientador.


Agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.

 
Sumário: serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo e todos os títulos principais em letra maiúscula. É a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.

 
Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC. Inicialmente, é importante delimitar e localizar o tema, no tempo e no espaço, definindo-o, com clareza e situando-o em seu momento histórico e cultural. Se possível, também é valido fazê-lo de modo criativo, prendendo a atenção do leitor, e provocando-lhe motivação e curiosidade para continuar a leitura.
 
Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa.


Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.


 
REGRAS DE FORMATAÇÃO:
 
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos devem aparecer sempre no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. Já a inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 14 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.
Citações
Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.
Referências:
Livro: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.
Exemplo: PELCZAR JUNIOR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books,. 1996.
 
Site: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.
Exemplo: MORETTI, Isabella. “Regras da ABNT para TCC: conheça as principais normas”. 2014. Disponível em: <http://viacarreira.com/regras-da-abnt-para-tcc-conheca-principais-normas>. Acesso em: 02/02/2015.
As orientações sobre formatações podem ser encontradas neste vídeo tutorial, disponível em: https://www.youtube.com/watch?t=29&v=4nyRfo12QYM

Nenhum comentário